Em 13 de maio, a Igreja Católica comemora a Festa Litúrgica de Santa Júlia Billiart, beatificada nessa data, em 1906, pelo Papa Pio X. Além disso, nela, docentes e demais colaboradores das instituições de ensino Notre Dame são homenageados pelo Dia do Educador, escolhido em alusão ao reconhecimento pela Igreja como beata daquela que vislumbrou e concretizou a fundação da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, com o intuito de proclamar a bondade de Deus e Seu amor providente, por meio da educação.
Por isso, no Colégio Notre Dame Recreio, a comemoração deu-se por meio de encenação de “Julinha, a Menina Girassol”, inspirada pelo livro homônimo, escrito por de Tânia Veiga Judar, e protagonizada pelos estudantes matriculados no Integral Notre Dame – atividade extracurricular voltada para os educandos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I que, no turno inverso ao da escolaridade, recebem acompanhamento para realização das tarefas escolares, saboreiam refeições saudáveis, participam de recreação e de descanso, praticam modalidade esportiva, exercitam conhecimentos em culinária e informática e desenvolvem a socialização.
A narrativa que enfoca a infância de Júlia, apresentada no Teatro Thiago de Mello, contudo, não foi a única das comemorações. Na sexta-feira (20), os colaboradores administrativos celebraram com um lanche, enquanto, no sábado (21), os pedagógicos se reuniram para festejar. Afinal, como salientou a diretora escolar, Andrea Miranda, todos somos educadores, uma vez que todos contribuem com o bom funcionamento da instituição de ensino.