Comunidade educativa celebra a Páscoa e participa de palestra
23 de março de 2016 Notícias, Portal

No último sábado (19), colaboradores da instituição de ensino e os responsáveis pelos estudantes matriculados no Colégio Notre Dame Recreio participaram de atividade formativa e de celebração da Páscoa.

formação5

O primeiro momento, reservado apenas aos funcionários e gestores do educandário e realizado na Capela Santa Júlia, foi coordenado pelos agentes de Pastoral do Colégio, Irmã Celina Belló e Gilson Carreira Jr. Durante ele, os participantes foram divididos em quatro grupos e, assim, percorreram os diferentes caminhos que levam ao pátio.

Durante a caminhada, cada grupo refletiu sobre diferentes estações da via-sacra, de modo que, colocando um pé em frente ao outro, os colaboradores representaram a lembrança da paixão, da morte e da ressurreição de Jesus. Além disso, sformação2egundo Gilson, percorrer a trajetória também foi um momento de pensar sobre o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”. “Refletimos sobre quais são as situações de morte diante da criação divina, sejam elas causadas ou apenas presenciadas pelos homens, e sobre como a ressurreição de Cristo convida para uma ressurreição na vida pessoal, comunitária e no contato com a natureza”, comentou, completando que, ao final da atividade, todos pensaram em ações concretas de preservação do meio ambiente.

formação8Em seguida, as famílias dos educandos  foram recepcionadas na instituição de ensino para assistira à palestra “O virtual é o real – os perigos da internet”, ministrada por José Alessandro de Oliveira, autor de cartilha informativa sobre o tema.

Mesclando dramaturgia ao conteúdo, José Alessandro estimulou o público a refletir sobre como a família pode participar mais ativamente da vida virtual das crianças e adolescentes, lembrando sempre que “o virtual é o real em potencial”, citando o filósofo Pierre Lévy. Para José, é importante que os responsáveis, além de manter diálogo aberto com as crianças e jovens, sejam o exemplos nos quais eles podem espelhar-se, usufruindo dos benefícios e mantendo boa conduta ao utilizar-se de mídias sociais como o Facebook, o Whatsapp, o Instagram, o Snapchat e o Twitter, entre outros.

Segundo ele, com desejo de serem populares, por muitas vezes, eles não percebem o perigo que reside no compartilhamento de certas informações  e na adoção de certas posturas. “Mesmo que as configurações possibilitem restringir o acesso àquilo que é publicado, não existe anonimato na internet. Tudo que é postado fica registrado em um servidor”. É isso que torna possível rastrear a origem de postagens criminosas ou preconceituosas, exemplificou, citando as recentes prisões dos suspeitos de racismo contra a jornalista Maria Júlia Coutinho e a atriz Taís Araújo.

Para a diretora do Colégio Notre Dame Recreio, Andrea Miranda, o encontro foi de extrema importância pois reforçou a parceria entre a instituição de ensino e as famílias, além de possibilitar o debate sobre temas relevantes para educação de crianças e jovens.

  • Colégio Notre Dame Recreio