Na noite da última terça-feira (14), a comunidade educativa do Colégio Notre Dame Recreio celebrou o 15º Jubileu da instituição de ensino, durante Missa em Ação de Graças, presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani João Tempesta.
A cerimônia religiosa, realizada no Teatro Thiago de Mello e prestigiada, também, por ex-diretoras e religiosas da Congregação das Irmãs de Notre Dame que já integraram a comunidade escolar, foi precedida pelo discurso de boas-vindas da diretora do Colégio, Andrea Miranda, que apresentou ao público, pela primeira vez, o vídeo comemorativo ao aniversário.
Durante a missa, da qual também participaram Padre Tiago e Padre Robert Josef Chrzaszcz – Vigário Episcopal do Vicariato de Jacarepaguá -, Dom Orani enalteceu a relevância da atuação das Irmãs de Notre Dame, em prol da educação de crianças e adolescentes, desde a época da Revolução Francesa – quando Santa Júlia Billiart deu início à missão educacional. O cardeal destacou, ainda, a importância de, por meio dos processos de ensino, reafirmar os valores cristãos, para que eles se perpetuem.
Ao final da celebração eucarística, a diretora, acompanhada pela agente de Pastoral Escolar, Irmã Celina Belló, agradeceu aos religiosos por terem conduzido a cerimônia. “O Colégio sente-se agradecido pelo vosso gesto de ternura para com o seu aniversário”, afirmou a religiosa ao Arcebispo, enquanto o presenteava com uma placa comemorativa.
Além do Cardeal, a Superiora da Província de Santa Cruz da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora e presidente da mantenedora da Rede de Educação Notre Dame, Irmã Araci Ludwig, e a coordenadora das escolas Notre Dame, Irmã Ivanes Fillipin, também foram presenteadas, assim com as ex-diretoras da instituição, em agradecimento pelo seu protagonismo em capítulos fundamentais da história comemorada na ocasião.
A primeira delas, Irmã Elena Bini, por exemplo, recebeu, como sinal da gratidão da comunidade educativa, uma placa comemorativa das mãos dos familiares da estudante Joana Beatriz Dutra – representando as demais famílias de educandos matriculados no Colégio.
O comprometimento e a dedicação dos colaboradores Notre Dame, ao longo dos anos, também foram enaltecidos. “Vocês são o prolongamento de nossos braços nessa Missão”, afirmou Irmã Celina, enquanto condecorava, com placa comemorativa, a educadora Bárbara Vale – que atua na instituição de ensino desde a sua fundação, em 2002 -, em um ato que, simbolicamente, fazia alusão a todos os demais docentes e funcionários.
Após as homenagens, a presidente da Congregação de Nossa Senhora parabenizou o Colégio Notre Dame Recreio por perpetuar a obra iniciada por Júlia Biliiart, em 1804. “O seu grande desejo era o de colocar cada criança e jovem no caminho da salvação. Para concretizarmos esse sonho, dedicamo-nos, como instituição de ensino, à catequese, à evangelização, à excelência pedagógica, ao Ensino Religioso e ao ensino da ciência, contribuindo com a formação integral do ser humano”, afirmou, convidando a diretora escolar a voltar ao palco, acompanhada pela vice-diretora, Irmã Leci Paier, e pelo administrador, Elton Camilo. Os três receberam, como presente da mantenedora à escola, uma imagem de Santa Júlia.
Ao término da solenidade, o estudante Ygor Antonio Reichert, junto de seus irmãos – que também foram alunos do educandário -, conduziu ao altar uma nova imagem da padroeira do Colégio, Nossa Senhora das Graças, enquanto o educando Caio Palatianos pedia a Dom Orani que a abençoasse.