Desde 2012, as instituições de ensino que integram a Rede de Educação Notre Dame desenvolvem, junto às suas comunidades educativas, o projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável”. Com o objetivo de formar leitores competentes em compreender textos diversos, em suportes variados, a iniciativa também estimula escritores com habilidade de expressarem-se em múltiplas linguagens. Para isso, o projeto de leitura convida os estudantes de todos os níveis de ensino e os responsáveis pelas crianças e adolescentes, além de colaboradores e educadores, a ler e socializar obras literárias.
Foi a culminância da edição de 2016 desse projeto que, na segunda-feira (14), envolveu os funcionários dos setores administrativos, pedagógicos e de manutenção e serviços gerais do Colégio Notre Dame Recreio.
Durante o Encontro de Formação Continuada, os colaboradores compartilharam suas impressões acerca da obra “A Arca de Ninguém”. Escrito por Mariana Caltabiano, o livro foi escolhido como leitura indicada, explica a psicóloga organizacional da instituição, Andreza Mele, porque estimula a reflexão acerca das relações de trabalho, com uma linguagem acessível e atrativa. “Nele, as relações de trabalho podem ser observadas, de forma lúdica, a partir do relacionamento entre os animais”, comenta.
Por isso, de acordo com ela, a narrativa possibilitou o crescimento pessoal e social dos funcionários. “Durante as discussões e o processo de elaboração das apresentações, eles concluíram que crescer individualmente é muito importante, mas que crescer em equipe aumenta a capacidade de mudar o entorno”, avalia.
É isso, aliás, que os Encontros de Formação Continuada estimulam, especialmente, quando reúnem todos os colaboradores. “A oportunidade de promover a integração e a participação de todos na construção e na transformação de conhecimento influencia no crescimento do grupo, promovendo um melhor clima organizacional”, afirma a psicóloga.