Para que identificassem as diferenças entre letras e números, os estudantes matriculados no Pré I da Educação Infantil do Colégio Notre Dame Recreio participaram de uma série de desafios lúdicos.
Na primeira etapa da atividade, que integra o estudo sobre os dois códigos, as crianças reconheceram as iniciais dos seus nomes, enquanto respondiam à “chamadinha”. Em seguida, elas decifraram pistas encontradas por toda a instituição de ensino, para chegar a um baú recheado com vogais, consoantes e numerais emborrachados.
Segundo a educadora Gleissi Almeida, a dinâmica foi proveitosa. “As crianças entenderam bem a proposta e envolveram-se”, avalia. Por isso, ela possibilitou que os educandos percebessem que, apesar de ser parecidos, letras e números desempenham funções diferentes, afirma a docente Cristiane Cristo. “Tudo isso, de forma lúdica, dentro de uma brincadeira”, alegra-se.
Na sequência do estudo, explica Gleissi, o conteúdo será abordado de forma mais abstrata. “Se, nesse caso, eles vivenciaram uma experiência concreta,depois dessa atividade motivadora, as letras e os números serão trabalhados no papel”, conta.