Durante estudo sobre o Romantismo Brasileiro, os educandos matriculados na 2ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Recreio transpuseram alguns dos mais marcantes personagens literários do século XIX para os dias atuais.
Isso porque, com o intuito de facilitar a compreensão sobre os romances Românticos, a docente responsável pelas aulas da disciplina de Literatura, Estela Gomes, desafiou os educandos a, em grupos e a partir da análise dos comportamentos e dos valores da época, criar perfis no Facebook dos personagens de: “A Luneta Mágica”, “A Moreninha”, “Escrava Isaura” “Inocência”, “Iracema”, “Lucíola”, “Memória do Sargento de Milícias”, “O Guarani” e “Ubirajara”.
“Inspiramo-nos na descrição do personagem principal e de alguns amigos do seu meio social, para elaborarmos seu perfil”, explica a estudante Gabriela Almeida, complementando que, ainda, pesquisaram-nos profundamente, a fim de retratá-los com a maior fidelidade.
O Romantismo:
Segundo a educadora, o Romantismo brasileiro conta com uma vasta produção em prosa, que aliou os elementos fundamentais do movimento na Europa a outros que deram às obras nacionais características próprias. Ainda de acordo com Estela, essa produção explorou diferentes correntes da estética Romântica e trouxe para o centro de suas tramas personagens que protagonizaram aventuras e envolvimentos amorosos. Era enquanto acompanhava esses relacionamentos, conhecia os gostos e surpreendia-se com as atitudes dos personagens, além de sofrer com suas desventuras, que o leitor do século XIX construía, em seu imaginário, um retrato da sociedade.