Os estudantes matriculados na 1ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Recreio visitaram o bosque da instituição de ensino, onde, de olhos vendados, deveriam perceber e identificar hortaliças, sons e características do terreno.
A dinâmica, realizada durante aula de Geografia, objetivou que os adolescentes percebessem como uma das cinco categorias de análise da disciplina, a paisagem, é percebida por deficientes visuais, como descreve o educador Marcelo Lupp. “Em sala de aula, trabalhamos o conceito-chave dessa categoria, que é tudo aquilo que se enxerga. Ou seja, aquilo que a visão alcança”, explica. “A partir disso, surgiu o questionamento sobre o que seria a paisagem para um deficiente visual?”, prossegue. A atividade, avalia o docente, evidenciou aos educandos que é por meio de outros sentidos que as pessoas que são privadas do principal mecanismo de orientação enxergam o mundo.
Afinal, de acordo com ele, dinâmicas e aulas diferenciadas possibilitam que os estudantes percebam como os conteúdos estão inseridos na realidade, mobilizando-os a notar que tais temáticas são importantes em sua vivência. “A melhor forma de ensinar é colocando o aluno para fazer, para perceber e para sentir. E o melhor jeito para que isso aconteça é, de tempos em tempos, criar atividades que incentivam o pensamento crítico e o protagonismo”, conclui.