À véspera de iniciar o segundo semestre letivo, o corpo docente do Colégio Notre Dame Recreio participou de Encontro de Formação Continuada. Realizado durante a manhã de segunda-feira (31), no Teatro Thiago de Mello, ele proporcionou aos educadores e coordenadores educacionais e pedagógicos da instituição de ensino dois momentos de reflexão complementares.
No primeiro deles, a supervisora de ensino da Rede de Educação Notre Dame, Cláudia Toldo, enalteceu a importância de cada um fazer o seu melhor. “Se pensarmos na perspectiva de transformar o conhecimento em atitude, precisamos ter esse cuidado”, alertou. Além disso, comentou sobre o uso das ferramentas tecnológicas nos processos de ensino e de aprendizagem. “A tecnologia é um dos elementos dessa engrenagem, junto do livro, do passeio, do espaço pedagógico diferenciado… quem organiza isso tudo é o professor”, afirmou, antes de despedir-se, enfatizando a necessidade de promover um conhecimento com sentido e significado.
Na sequência, os colaboradores assistiram à palestra “Pensamento Complexo: Pressupostos para Reencantar a Educação”, ministrada pelo Doutor em Educação com ênfase em Cognição, Airton Pozo. Durante, aproximadamente, duas horas, ele defendeu a necessidade de trabalhar o conteúdo de formas diferentes e propôs uma mudança na educação: de um círculo vicioso – como ele acredita que é hoje – para um círculo virtuoso – no qual o estudante é desafiado a solucionar problemas e a participar de aulas expositivas, de modo que os saberes sejam incorporados por eles e úteis à vida.