Estimular os adolescentes a pensarem de forma original, sendo coerentes com seus valores éticos e morais: esse foi o objetivo das atividades lúdicas desenvolvidas com os estudantes matriculados entre o 6º e o 9º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Recreio, durante as aulas inaugurais da disciplina de Filosofia.
Conduzidos pelo educador Wellison Correa, responsável pela disciplina no segmento, eles participaram, durante os períodos de aula, de diferentes jogos e dinâmicas, que possibilitaram a interação entre o grupo, além de proporcionarem um pensar crítico e reflexivo, como “Passando a bola pra trás” e “Parece comigo”.
Segundo o educador, as dinâmicas são instrumentos e ferramentas que estão dentro de um processo de organização e formação, que possibilitam a aquisição de valores e conhecimentos. “O método consiste sempre na interação do estudante com o grupo, do grupo com o estudante e do grupo com o grupo. Através das dinâmicas os estudantes desenvolvem atitudes de solidariedade na escola, bem como de inclusão e participação democrática”, avalia.