Na segunda-feira (30), os estudantes matriculados do 9º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Recreio participaram da quinta edição do Festival de Curtas – evento promovido anualmente pela instituição de ensino, a fim de estimular a leitura, a criatividade, a oralidade e a capacidade de socialização entre os educandos.
Na mostra, foram apresentados 11 filmes de curta-metragem, inspirados em livros paradidáticos lidos, interpretados e aprofundados pelos educandos, durante o primeiro trimestre letivo, como parte do projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: Uma Atitude Necessária e Sustentável”, desenvolvido há 4 anos em todas as instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação Notre Dame.
Os concluintes do Ensino Fundamental, comandados pela educadora Josete Galdino, adaptaram para a linguagem audiovisual as obras “Estação Brasil”, de Domingos Pelegrini, “O Guarani”, escrita por José de Alencar, e “Cidades de Papel”, de autoria de John Green. Já, os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio apresentaram “A Megera Domada”, de William Sheakespeare, e ‘Édipo Rei”, de Sófocles, produzidos sob a supervisão dos docentes Alex Batista, Sara Tureck, Felipe Diogo, Robson Vieira, Igor Almeida, Vanessa de Oliveira e Juliano Bonfim. Os educandos da 2ª Série, por sua vez, representaram “Navio Negreiro”, escrito por Castro Alves, e “O Cortiço”, do autor Aluísio Azevedo, orientados por Estella Gomes, Rogério Moreira, Gabriel Dib , Catarina Lino, Danielle Dantas, Guto Fernandes, Adriana Carvalho e Aleksander Matias.
De acordo com o educador Felipe Diogo, a criação dos roteiros para a produção dos curta-metragens demandou estudo do novo gênero textual e aprofundamento das obras literárias. “A atividade, que integrou todos os estudantes e foi orientada pelos docentes da área de Linguagens, exigiu que os títulos fossem esmiuçados em sala de aula, o que viabilizou a adaptação das narrativas”, esclarece.
Ao término da mostra competitiva, os jurados – o ex-aluno e estudante de Cinema, Pablo Savala, e o ator e diretor teatral, Nado Grimberg – escolheram o curta baseado na obra “O Cortiço” como o vencedor dessa edição do Festival. Além do reconhecimento pela produção do melhor filme, a 2ª Série do Ensino Médio também foi premiada pela melhor atuação masculina, a de Iago Braggio, como a personagem João Romão. O segundo melhor curta-metragem, na opinião do júri, foi “Cidades de Papel”, enquanto “Navio Negreiro” foi o terceiro. A estudante Beatriz Nassif, da 1ª Série, foi eleita como a melhor atriz da competição, por sua atuação em “A Megera Domada”.
Ao recordar que Pablo era estudante do Colégio Notre Dame Recreio no ano em que o Festival de Curtas foi idealizado, o coordenador pedagógico do Ensino Médio, Marcelo Menezes, não esconde a satisfação por tê-lo como jurado da quinta edição do evento. “Recebê-lo de volta, agora como estudante de Cinema, para avaliar o trabalho dos colegas é muito gratificante”, comenta, acrescentando que a presença de Nado também contribuiu para o crescimento do projeto.
Marcelo destaca, ainda, a inédita participação dos educandos matriculados no 9º Ano do Ensino Fundamental no Festival de Curtas, o que favorece a sua compreensão acerca do funcionamento do nível de ensino para o qual devem progredir, já no próximo ano. “Participar do Festival é uma maneira de os estudantes começarem a adaptação e integração ao Ensino Médio”, justifica.