Para encerrar projeto pedagógico “Bily, o Pirata”, trabalhado no decorrer das últimas semanas, os estudantes matriculados no 1º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Recreio receberam a visita de um pirata e um corsário e participaram, junto com os personagens, de uma caça ao tesouro nas dependências da instituição de ensino.
No primeiro momento, os educandos aprenderam sobre a importância dos fortes para a defesa do território. Enquanto ouviam as explicações, foram surpreendidos pela presença dos personagens, que explicaram a diferença entre eles e contaram que estavam em busca de um tesouro.
Para encontrar o que estavam procurando, o pirata e o corsário entraram em um acordo com as turmas, para que, juntos, pudessem buscar e dividir o prêmio. Depois de seguirem as pistas dispostas pelo Colégio, eles encontraram o tesouro: uma sacola recheada de lixo que foi retirado do mar. A partir disso, realizaram uma reflexão sobre os malefícios causados pela poluição e a responsabilidade de cada um de cuidar do planeta.
De acordo com a educadora responsável pela turma A, Liliano Castelo Branco Bendavid, a atividade foi divertida e estimulante. “Os personagens mexeram com o imaginário das crianças, e a turma ficou muito mobilizada para encontrar o tesouro”, comentou. O mesmo pensa a responsável pela turma B, Nathânia Nogueira. “Ao juntar o lúdico com o pedagógico, conseguimos fazer com que as crianças se envolvam mais com o conteúdo”, comentou.
A visita foi, ainda, a atividade motivadora para o próximo projeto que será trabalhado com as turmas: a Tartaruga Tamar.