Visando trabalhar de forma prática o conteúdo científico desenvolvido durante as aulas de Física, os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio participaram de uma atividade experimental, na qual construíram um foguete a partir de garrafas pet. O exercício possibilitou que eles investigassem os fenômenos naturais, testassem hipóteses e as relacionassem com leis físicas já consolidadas.
Após sua confecção, a turma se reuniu na área externa da instituição de ensino para efetuar o lançamento dos foguetes, organizando, ainda, uma disputa para observar qual deles voaria mais alto e percorreria a maior distância – o que tornou a atividade mais atrativa e lúdica.
O foco principal do trabalho, como explica o docente da disciplina e coordenador pedagógico do Ensino Médio, Robson Vieira, está na análise do movimento bidimensional. “A partir disso, os educandos discutem a respeito da velocidade de subida do foguete (a velocidade vertical) e a velocidade horizontal. Além disso, são instigados a verificar como se dão esses movimentos próximos à superfície terrestre”, pontuou.
Posteriormente, os adolescentes receberam orientações para a realização de cálculos, a fim de analisar e compreender como a gravidade influenciou o movimento do foguete.