No último sábado (26), as famílias de, cerca de, 70 crianças matriculadas na Educação Infantil do Colégio Notre Dame Recreio passearam de balsa pela Lagoa de Marapendi, na Barra da Tijuca.
Na ocasião, os mais de 200 participantes aprofundaram saberes sobre a região e valorizaram a preservação do meio ambiente, orientados pelos biólogos da Ecobé Projetos Pedagógicos – organização educativa com foco no ensino de Ciências Naturais e no desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental.
Afinal, o passeio – que marcou o início da mobilização escolar para a 3ª edição do “Abraçando o Canal das Taxas” – pretendia estimular a reflexão, tanto entre os estudantes quanto entre seus familiares, acerca da relação com o meio ambiente, como explica a coordenadora pedagógica, Alessandra Marassi. “Nós acreditamos que cuidamos e respeitamos aquilo que conhecemos. Por isso, convidamos as famílias para uma manhã de contemplação da natureza, na qual puderam observar a Lagoa de Marapendi por um outro ângulo”, comentou.
Para isso, durante a navegação, o corpo pedagógico da Ecobé informou adultos e crianças sobre os ecossistemas e os animais encontrados na região, além de ter relatado a situação de degradação da Lagoa. “Foi um momento de aprender em família, enquanto experimentos, a fauna e a flora eram observados”, descreve Alessandra, enaltecendo o caráter integrador da atividade.
Além disso, no caminho entre o ponto de encontro e o de embarque, os convidados participaram de oficinas sobre o meio ambiente. A partir delas, obtiveram informações sobre a atmosfera e a importância das plantas para evitar deslizamentos de encostas, além de recomendações sobre o descarte correto do óleo de cozinha.
“Abraçando o Canal das Taxas”:
Após o passeio pela lagoa onde deságua o Canal das Taxas, os pequenos educandos serão desafiados a motivar os demais estudantes do Colégio Notre Dame Recreio a participar do abraço simbólico ao Canal, que será realizado em 30 de setembro.
Promovido desde 2015 – quando as crianças matriculadas na Educação Infantil pesquisaram sobre as águas que banham o Recreio dos Bandeirantes, os animais que as habitam, a flora que as cerca e os danos a elas causados pela poluição -, o “Abraçando ao Canal das Taxas” foi idealizado para que a comunidade educativa demonstrasse sua preocupação quanto à degradação do meio-ambiente.