No último sábado (23), a comunidade educativa do Colégio Notre Dame Recreio apresentou e prestigiou a sétima edição do Festival de Arte e Música, na qual estudantes apresentaram números de dança, música e teatro, inspirados no tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016: “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”.
Durante a manhã, o palco do Teatro Thiago de Mello – anexo à instituição de ensino – , recebeu os estudantes matriculados do 9º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio. Divididos por turmas, eles deveriam apresentar teatro ou dança, paródia em videoclipe ou ao vivo e um trabalho literário. Para isso, foram supervisionados pelos educadores de ambos os níveis de ensino, que deveriam orientar a produção artística.
Os concluintes do Ensino Fundamental que integram a turma A apresentaram os clipes “O que você sabe sobre o mundo?” – uma releitura de “Lip Gloss”, de Lil Mama – e a música autoral “Vá em frente”, além de uma peça baseada na obra “Flicts”, escrita por Ziraldo. Já, a turma B exibiu os videoclipes “Sociedade Primitiva” e “Rap da Felicidade”, além de uma representação teatral de “O Mágico de Oz”. O 2º Ano do Ensino Médio, por sua vez, apresentou a coreografia de “Grease”, além de um vídeo intitulado “O tempo está acabando” e do rap “Casa Comum”. Enquanto isso, a turma A da 1ª Série apresentou a icônica “Imagine”, composta por John Lennon, em Língua Brasileira de Sinais. Já, a turma B encenou o “Massacre de Columbine”, com o intuito de incentivar o debate sobre o Bullying.
Consideradas como uma das avaliações do trimestre, as apresentações foram julgadas por uma comissão formada por Luisa Lacombe, André Luis Correa, Carol Barra e Débora Peluso. Para o agente de Pastoral Escolar e um dos organizadores do Festival, Gilson Carreira Jr, o julgamento incentiva os educandos a dispor de suas habilidades artísticas e da criatividade: aspectos que fazem parte da formação integral do indivíduo. “O festival visa a aproximação pedagógica com a formação humana. Por isso, é um evento de grande importância”, explica.
Ao término da mostra competitiva, a Banda dos Professores – formada por Julian a Varajão, Arlindo, Gabriel Dib e Wellisson Correa – animou o público enquanto os jurados deliberavam sobre as melhores apresentações da manhã.
O júri elegeu, por fim, a apresentação do 1º Ano A como a segunda melhor, enquanto a turma B sagrou-se como a grande vencedora do Festival. Por isso, os estudantes Yuri Salgado, Giulia Caumo, Caio Mozeika, João Victor Alvarenga, René Carvalho, Edilar Júnior, Bianka Ferreira, Nicole Haddad, João Pedro Costa, Lucas Emílio, Alex Mateus Freire, Isabela Tourinho, Carlos Frederico Verly, Pedro Saloio, Pedro Navarro, Gabriel Bortolotto, Beatriz Guedes, Julia Góes, Rafaela Barba, Bernardo Campana, Ana Paula Cabral, Lucas Tadeu, Barbara Batista e Camila Carvalho foram presenteados ganhou como prêmio um jantar no Restaurante Lokau.