“Um mais um é sempre mais que dois” enaltece a canção escolhida como tema para a quarta edição do Congresso Nacional de Professores da Rede de Educação Notre Dame – evento que, de 06 a 09 de setembro, busca a excelência pedagógica no fazer educacional Notre Dame.
Realizado em Passo Fundo – cidade ao norte do Rio Grande do Sul que é berço da obra das Irmãs de Notre Dame no Brasil – o Congresso vai reunir docentes provenientes de diferentes regiões do país, para que partilhem experiências acadêmicas, debatam sobre temas pertinentes ao ensino e à aprendizagem, socializem práticas pedagógicas e vivenciem a espiritualidade. Além disso, o evento pretende motivá-los à concretização diária do dom de educar, no sentido mais amplo da palavra, como denota o seu tema “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mateus 5, 13-16).
Para tanto, os participantes da quarta edição do Congresso terão a oportunidade de refletir – por meio de conferências ou de mesas redondas protagonizadas por convidados de renome nacional e internacional – acerca de aspectos do seu cotidiano profissional, como o enfrentamento de Dificuldades na Aprendizagem e a adaptação ao contexto de ágil transformação tecnológica no qual a escola está inserida, assim como sobre seu papel de exemplo de caráter, ética e sabedoria para os educandos com quem atuam. Os inscritos, ainda, aprofundarão seu conhecimento acerca da Base Nacional Comum Curricular – que passa a definir o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens que todos os estudantes devem desenvolver, ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Além disso, os professores assistirão à palestra ministrada pela Superiora Geral da Congregação das Irmãs de Notre Dame, Irmã Mary Kristin Battles, na qual a religiosa enfatizará seu papel, enquanto educador Notre Dame, de transformador social, à luz do projeto de Jesus Cristo.
A inscrição no evento – realizada de 19 de março a 20 de abril, por meio do site – possibilita que, além de ser ouvinte, o docente apresente pesquisa acadêmica da qual é autor ou práticas pedagógicas multidisciplinares desenvolvidas por ele, na instituição de ensino.