Na última sexta-feira (26), os matriculados no Integral Notre Dame – uma atividade extracurricular oferecida pelo Colégio Notre Dame Recreio aos estudantes dos segmentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, na qual, no turno inverso ao da escolaridade, as crianças participam de atividades diversas – participaram da aula inaugural do projeto “Cozinha Experimental”.
Nele, as próprias crianças preparam receitas saborosas, como o bolo integral de queijo que foi produzido e saboreado por elas durante a atividade de lançamento do projeto multidisciplinar, cujas aulas acontecerão na última sexta-feira de cada mês.
De acordo com a coordenadora Pedagógica do Integral, Tereza Arcanjo, a cada mês, um prato diferente é escolhido, a fim de que envolvam ingredientes que não sejam da rotina da criança e tenham valor nutricional. Dessa forma, o projeto envolve diferentes áreas do conhecimento, como, por exemplo, a Matemática – ao acostumar as crianças às unidades de medidas descritas no modo de preparo das receitas – , as Ciências – a partir de orientações sobre alimentação saudável e manutenção da saúde – e as Linguagens – exercitada para compreender os comandos descritos para a produção do prato.
“A construção do aprendizado é feita de vivências. Tudo o que se vivencia fica guardado para a vida. Principalmente as boas experiências”, justifica Tereza.
A coordenadora ainda ressalta que a psicomotricidade, a socialização e a autonomia das crianças são desenvolvidas por meio das práticas que, além de produzir o lanche da tarde dos estudantes, ainda resultam em porções com as quais os responsáveis são presenteados.