Ao som uníssono do cântico do Salmo 44, De Alegria Vibrei no Senhor, a capela do Colégio Notre Dame de Passo Fundo encheu-se de júbilo e felicidade na manhã desta terça-feira, 11 de janeiro.
O motivo: celebrar o jubileu de vida consagrada de 13 irmãs de Notre Dame. Para elas, o ano de 2022 marca as comemorações de 25, 50, 60, 65 e 75 anos de consagração à vida religiosa. Na cerimônia jubilar, as religiosas renovam os votos de pobreza, obediência e castidade que norteiam a experiência da fé como Irmãs de Nossa Senhora, proferidos há décadas, pela primeira vez.
Observando os protocolos impostos pelo momento histórico no qual vivemos, as irmãs retomaram a celebração presencial com a dimensão provincial, reunindo religiosas de todo o Brasil. Um momento de oração, renovação, reencontro e revitalização da Vida Religiosa Notre Dame no Brasil, que abre, em breve a comemoração dos 100 anos de presença no país.
Após a Celebração Eucarística, um momento de homenagem reuniu as irmãs jubilantes e as demais irmãs que puderam estar presentes na festividade do jubileu. Em carta enviada de Roma, pela irmã Raimunda Nonata e lida pela irmã Lory Inês Rockenbach, a
conselheira geral da Congregação reconheceu a dedicação das irmãs, a generosidade e os anos dedicados ao Reino de Deus, apesar das exigências do cotidiano da Vida Religiosa Consagrada. “A persistência trouxe vocês até aqui”, refletiu irmã Nonata.
Irmã Dirce Slaviero, superiora provincial da Província da Santa Cruz, em seu momento de agradecimento às jubilantes, falou da preciosidade da Vida Religiosa Consagrada aos olhos de Deus e da riqueza inigualável de quem dedica seu agir à causa divina. “Não podemos esquecer de que devemos sentir orgulho de nossa caminhada. É preciso sentir gratidão pelo que realizamos. Somos corajosas, fortes e felizes pois são muitos os momentos nos quais somente nós e Deus temos encontros de partilha e fortalecimento. Continuemos perseverantes!”, encorajou Ir. Dirce.
Após a homenagem, as irmãs compartilharam a alegria da vida religiosa consagrada com um almoço festivo.
Jubilantes 2022
Jubilantes de Prata – 25 anos de Vida Religiosa Consagrada
Ir. Leci Salete Paier
Ir. Leondira Fátima Lazaretti
Ir. Margarete Janete Cerutti
Jubilante de Ouro – 50 anos
Ir. Arací Maria Ludwig
Jubilantes de Diamante – 60 anos
Ir. Tereza Stefanelo
Ir. Celina Belló
Ir. Melania Strehl
Jubilantes de Ferro – 65 anos
Ir. Maria Mônica
Ir. Lurdes Girotto
Ir. Clair Coraza
Ir. Amelia Scopel
Jubilantes de Alegria – 75 anos
Ir. Maria Pulquéria
Ir. Fátima Maldaner