Os educandos do 2º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Recreio refletiram sobre o lixo, durante sua aula inaugural de Filosofia.
Motivadas pelo tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016, “Casa Comum, Nossa responsabilidade”, as docentes responsáveis pelas turmas do segmento, Vanusa Cherpe, Clarisse Falcão e Fernanda Nascimento, propuseram aos estudantes o debate sobre a poluição e o lixo encontrado na rua. Em seguida, munidas de sacolas coloridas, as crianças partiram para o pátio da escola, recolhendo o lixo encontrado no chão.
Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental I, Cristina Varga, os educandos ficaram assustados com a sujeira encontrada. “Eles comentavam sobre quantos copos, papéis, restos de alimentos e latas de refrigerante tinham recolhido”, comenta, completando que, ao que questionamentos sobre quem jogou o lixo no chão e qual a motivação dessa atitude eram lançados pelas educadoras, as crianças iam esvaziando suas bolsas.
Após muito diálogo, as crianças visitaram as salas de aulas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio para mostrar o lixo que havia sido descartado de forma incorreta, durante o intervalo das aulas. Além de ter relatado aos colegas os questionamentos que motivaram suas reflexões. Para a coordenadora, a experiência foi muito significativa, pois a partir dos questionamentos, os jovens comprometeram-se em mudar algumas das suas atitudes.
Dessa forma, celebra Cristina, foram plantadas, nos estudantes, sementes para o pensar reflexivo, exercitando o diálogo, em prol de uma “inteligência coletiva” que pode mudar, para melhor, o mundo em que vivem.
Para incentivar a reflexão, durante a atividade cuja conclusão se deu com a leitura de “A poluição tem solução”, de Guca Domenico, as turmas foram presenteadas com uma coruja feita de garrafa PET. Ela será a companheira dos educandos, durante os desafios filosóficos que farão parte do seu ano letivo.