Os estudantes matriculados no 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Recreio apresentaram, na última quinta-feira (19), esquetes baseadas no livro paradidático “Vida de Droga”, escrito por Walcyr Carrasco. A transposição da linguagem literária para a teatral foi desenvolvida como atividade interdisciplinar, que integrou Língua Portuguesa e Redação.
Os roteiros foram elaborados pelos próprios educandos, sob a supervisão da docente responsável pelas disciplinas, Josete Galdino, a partir da história de Dora, uma menina de classe média alta que se envolveu com drogas. Dessa forma, além de possibilitar o exercício do texto teatral, conteúdo estudado durante o primeiro trimestre letivo, a tarefa objetivou conscientizar os adolescentes sobre os perigos do consumo de drogas, esclarece a educadora.
A iniciativa, de acordo com a estudante Amanda Cardoso, do 8º Ano A, levou os educandos a debater sobre o malefício escondido sob o aparente bem-estar provocado pelo uso dessas substâncias. “As pessoas que se envolvem com drogas, a princípio acreditam que possa ser uma coisa legal, mas elas afetam não somente a saúde como também o seu comportamento”, comenta. Afinal, como destaca a jovem Louise Damasceno, apesar de já haver algum conhecimento, entre os colegas, sobre os danos causados pelas drogas, a narrativa do livro é tão detalhada que reforça a conscientização, de modo impactante.
Foi isso que, segundo Josete, estimulou o envolvimento dos estudantes com a leitura e com a elaboração dos roteiros protagonizados por eles mesmos. “Associar o livro ao conteúdo trabalhado em sala é o melhor caminho para unir o prazer da leitura a uma boa aula”, sintetiza.