Por meio de dinâmica, educandos refletem sobre os sentimentos que permeiam a volta ao convívio escolar
26 de fevereiro de 2021 Notícias

Representando a mudança, graças à metamorfose que culmina com o desenvolvimento das suas coloridas asas, a borboleta foi escolhida como símbolo de uma dinâmica que, vinculada à iniciativa permanente de desenvolvimento socioemocional do Colégio Notre Dame Recreio, convidou os educandos a reconhecerem as emoções experimentadas ao retornar ao convívio escolar.

1Afinal, após o longo período em que a construção e a socialização de saberes, bem como a interação com os colegas e educadores, se deu exclusivamente por meio de plataformas digitais, a rotina passa por uma nova transformação – na alusão dos educadores, do casulo à liberdade. Portanto, como explica a psicopedagoga escolar, Cynthia Machado, é esperado que, ante a persistência da pandemia e a necessidade de manutenção das medidas que visam evitar a disseminação do novo coronavírus, venham à tona sentimentos tão ambivalentes quanto intensos.

Por isso, enquanto os identificavam e compreendiam, os estudantes deveriam confeccionar representações do inseto. Posteriormente, elas seriam afixadas nos corredores da instituição de ensino, ornamentando-os.

Próxima atividade:

Prevista para o início do mês de março, uma nova iniciativa atrelada ao programa será desenvolvida. Desta vez, o foco estará nos responsáveis pelas crianças matriculadas na Educação Infantil, objetivando sensibilizá-los para a importância da família na construção da inteligência socioemocinal.

  • Colégio Notre Dame Recreio