Por meio de produções artísticas, educandos interligam textos diversos
17 de setembro de 2019 Notícias, Portal

Desafiados a elaborar produções artísticas a partir de uma das obras literárias lidas, interpretadas e aprofundadas ao longo do trimestre, os estudantes matriculados a partir do 9º Ano do Ensino Fundamental desenvolveram, como avalia a docente de Literatura, Estela Gomes, a capacidade de interligar diferentes textos, enquanto exploravam competências e habilidades diversas. “A atividade possibilitou que ampliassem a sua autonomia e o seu senso crítico, exercitassem a criatividade e vivenciassem a integração com o grupo”, prossegue a educadora.

Os concluintes do Ensino Fundamental, por exemplo, representaram teatralmente acontecimentos da Guerra de Canudos, estabelecendo um diálogo entre a narrativa de “O Sertão vai virar mar”, escrita por Moacyr Scliar, e conhecimentos históricos.

Incitando a reflexão sobre o modo de vida contemporâneo, os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio encenaram “O Auto da Barca do Inferno” – teatro, de autoria de Gil Vicente, inspirado no questionamento sobre o que aconteceria se a alma fosse julgada depois da morte do corpo.

4Os matriculados no segmento seguinte, por sua vez, transpuseram para a linguagem cinematográfica a obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos. Além de produzir o curta-metragem, os adolescentes prestaram tributo aos nordestinos, construindo uma intertextualidade com a obra de Cândido Portinari, . Eles, ainda, apropriaram-se da linguagem característica à Literatura de Cordel, socializando-a com efeitos de luz negra.

Os jovens que estão se despedindo do Ensino Básico, por fim, produziram um curta-metragem e interpretaram contos escritos por Marina Colassanti. Afinal, a obra “Hora de alimentar serpentes” está entre as indicadas para os exames de qualificação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

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