Com a aproximação do final do ano letivo, tem início o processo de passagem de segmento com as turmas do Nível III da Educação Infantil, 5º Ano e 9º Ano do Ensino Fundamental. O projeto de passagem, coordenado pelas psicopedagogas do Colégio Notre Dame Recreio, Cynthia Machado e Andrea Borges, tem o objetivo de fazer com que a transição seja mais tranquila, tanto para o estudante quanto para a família.
Para se preparar, cada turma vivência a nova série de uma maneira diferente, adaptada para as necessidades da idade e novos desafios do segmento.
Para as crianças do Nível III, a passagem para o 1º Ano muda, inclusive, o local de entrada no Colégio, que deixa de ser a entrada especial do Infantil e passa a ser pelo hall principal, junto dos demais estudantes. Por isso, desde 23 de outubro, toda quinta-feira, as crianças entram, sobem a rampa e esperam a educadora junto com os estudantes com o 1º Ano. “É uma adaptação, inclusive para os pais, que estão acostumados a deixar a criança com a educadora”, comenta Cynthia. Além da entrada, os estudantes participaram também de uma aula com 1º Ano.
Para o 5º Ano, as mudanças são mais pedagógicas do que estruturais. A partir do 6º Ano, os estudantes passam a ter educadores específicos para cada disciplina. Além disso, aumentam a quantidade de matérias e a responsabilidade com os estudos. Entre 10 e 12 anos, o estudante também passa por transformações emocionais, entrando na pré-adolescência. Para se prepararem para o próximo período, as turmas de 5º Ano participaram de uma aula com os professores Arlindo Souza, William Praia e Juliana Varajão, que ministram as disciplinas de História, Geografia e Artes, respectivamente. Eles também entrevistaram, os educandos do 6º Ano e participaram de um recreio junto com as turmas do Fundamental II.
Já o 9º Ano se preparou para a transição através de uma dinâmica, aplicada pela psicopedagoga Andrea. Nela, cada um pode falar sobre como estava se sentindo com a entrada no Ensino Médio. A psicopedagoga destacou que, além das atividades com os estudantes, os pais também são convidados a participarem desse momento. “Há uma reunião com os pais de cada série, para apresentar mudanças pedagógicas do novo segmento, como por exemplo as avaliações, as disciplinas e o novo coordenador”, explica.