Na segunda-feira (02), a supervisora de ensino da Rede de Educação Notre Dame, Claudia Toldo, reuniu-se com os responsáveis pelos estudantes matriculados no Colégio Notre Dame Recreio, a fim de esclarecê-los sobre a metodologia multidisciplinar adotada pela instituição de ensino.
De acordo com ela, o conhecimento já não é segregado, mas, sim, integrado. Essa diferença básica entre os processos de ensino e de aprendizagem que eram estabelecidos no passado e os atuais é justificada pelo cotidiano. “A vida cobra outra forma de conhecimento dos estudantes. Antes, eles estudavam para a prova, como se o conhecimento não precisasse ser construído. Hoje, estuda-se para estabelecer relações entre os saberes, não apenas para fazer uma prova. Ou seja, prioriza-se a construção do conhecimento”, explicou.
Por isso, mesmo que o conhecimento seja um todo que precisou ser dividido em partes – as disciplinas -, a evolução do paradigma é necessária. “Os estudos têm demonstrado que não podemos manter essa divisão, que as partes precisam conversar entre si. Na vida, nós precisamos que as disciplinas conversem entre si”, esclareceu.
É isso o que a metodologia multidisciplinar, adotada em 2013 por todas as escolas que formam a Rede de Educação Notre Dame, pressupõe. “Nós queremos que os nossos estudantes aprendam a ver as relações em todas as leituras e em todas as disciplinas. Queremos que o aprendizado seja significativo, pois, caso ele não seja, o estudante não vai aprender”, afirmou.
Apesar disso, as especificidades de cada matéria não deixam de ser estudadas. “Temos, por exemplo, as avaliações parciais para abordar conteúdos mais específicos, que não deixarão de ser trabalhados com os estudantes”, tranquilizou os responsáveis.
A multidisciplinaridade vivenciada no cotidiano escolar e que culmina com a realização de provas trimestrais que integram os saberes das quatro Áreas do Conhecimento, ainda segundo a supervisora, também é nova para os educadores, pois os adultos não foram formados a partir desse método. Por isso, as instituições de ensino Notre Dame investem na Formação Continuada e no acompanhamento constante do corpo docente.