Semana de Ciência favorece a aproximação com o conhecimento científico
24 de julho de 2019 Notícias

Um período de descobertas e surpresas – como definiu a diretora escolar, Irmã Leci Paier -, a Semana de Ciência do Colégio Notre Dame Recreio oportunizou que os educandos matriculados nos diferentes segmentos se aproximassem do conhecimento científico.  Para isso, promoveu aulas interdisciplinares, experimentos e palestras, além de apresentação teatral.

Devidamente vestidas com seus jalecos brancos, as crianças matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I participaram de atividades lúdicas propostas pelo Laboratório Didático de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

14Voltadas à compreensão de que “A Química está em tudo”, as dinâmicas incluíram a mensuração da quantidade de vitamina C presente nos alimentos e a compreensão técnica da importância de lavar as mãos.

Os educandos ainda participaram da oficina intitulada “É Física ou Mágica?”, ministrada pela docente Juliana Santos Santana, com o intuito de desmistificar fenômenos.

12Por fim, assistiram ao espetáculo “A Batalha da Natureza” – apresentado pelo Grupo Mar Adentro, a fim de fomentar a conscientização acerca da necessidade de preservar os recursos naturais.

Conceitos relacionados à Ótica e à Mecânica, por sua vez, foram explorados na oficina “Experimentando a Física” – idealizada pelos graduandos vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da instituição de Ensino Superior e voltada aos estudantes do Ensino Fundamental II – que puderam visitar um Planetário Móvel e viajar pelo espaço através de um cinema imersivo.

Os acadêmicos também possibilitaram que os adolescentes matriculados no Ensino Médio aprofundassem saberes sobre Hidrostática.

Acompanhados pelos educandos que integram as turmas do 8º e do 9º Ano do Ensino Fundamental, eles assistiram, igualmente, à palestra “A Perícia Criminal como Atividade Científica” – ministrada pelo Mestre em Ciências e Especialista em Perícia Criminal e Análise Forense de DNA, Nilton Rocha Júnior.

30Numa alusão ao sesquicentenário da Tabela Periódica, a Semana de Ciência incluiu a possibilidade de interagir com a disposição sistemática dos elementos químicos, graças às orientações do docente do Departamento de Química Analítica da UFRJ, Júlio Carlos Afonso.

9Mais que público, porém, os educandos foram protagonistas da programação, pois puderam partilhar saberes com os demais. Aqueles que estão concluindo o Ensino Básico, por exemplo, elaboraram um vulcão cuja erupção foi explicada às crianças. Já os estudantes matriculados do 6º ao 8º Ano socializaram com os do Ensino Médio estudos científicos realizados em aula.

Veja mais fotos:

  • Colégio Notre Dame Recreio