Uso do QR Code nos processos de ensino e aprendizagem
8 de junho de 2015 Notícias, Portal

3 ANO A 1A produção de informação em quantidade e diversidade é uma das grandes características da “Era Digital”. Essa realidade tem reflexos diretos nos processos de ensino e de aprendizagem, uma vez que o material utilizado neles, no cotidiano das instituições de ensino, passa a ser complementado pelo uso da tecnologia.

3 ANO A 2Essa perspectiva impõe, também, desafios ao educador. Talvez o maior deles seja o de que sua função passa a ser, além da de informar e propiciar um ambiente de aprendizagem, a de oferecer um espaço que estimule os estudantes para que eles explorem possibilidades, levantem hipóteses e tirem as suas próprias conclusões acerca das diversas informações que estão, diariamente, disponíveis a eles.

Mas, como propiciar esse ambiente, num período em que as respostas podem ser obtidas num simples apertar de botão?

A fim de responder a essa questão que o Colégio Notre Dame Recreio vem estimulando o seu corpo docente a fazer uso da tecnologia, favorecendo a sistematização dos conhecimentos adquiridos por meio do uso de ferramentas digitais que favorecem o aprendizado.

Uma atividade desenvolvida com o 3º Ano do Ensino Fundamental vem ao encontro desse incentivo. Nela, pesquisaram sobre o uso e os recursos da plataforma digital “QR Code”. O código pode ser usado em diferentes atividades e direcionando para os mais diversos recursos como: links, imagens, textos, associação de texto e imagem e armazenamento de informação.

3 ANO A 3

A fim de que os estudantes interajam com essa plataforma, associando-a com os conteúdos do trimestre, cada educando foi desafiado a eleger o assunto pelo qual mais se interessou para que elaborasse um texto com os conhecimentos mais significativos sobre ele e disponibilizasse-o para acesso pelo código. Depois disso, os educandos desse segmento apresentaram o recurso aos estudantes de outras séries e os instigaram a investigar as informações espalhadas pela instituição de ensino.

Dessa forma, a atividade reforçou a apropriação do conhecimento, estimulou o uso da tecnologia a favor da aprendizagem significativa e incentivou outras turmas a pesquisar e descobrir o prazer de aprender usando a ferramenta que está diariamente nas mãos de cada um deles.

Afinal, os3 ANO A 4 meios digitais permitem o surgimento de estudantes ativos, com capacidade de interpretar e interagir, de diversas formas, com a informação apresentada e de transformá‐las para o seu próprio uso e o do grupo no qual está inserido.

 

  • Colégio Notre Dame Recreio